O que vem por aí
Tendências de moda, música e comportamento jovem

Você já ouviu falar em lomografia?

 

 

A lomografia começou quando dois estudantes austríacos encontraram a máquina soviética LOMO em um mercado de pulgas na República Tcheca.

Ao retornarem para Viena, perceberam que esta máquina Russa de 1982, tirava fotos bem diferentes das câmeras convencionais. Fundaram então, a Sociedade Lomográfica Internacional, com a finalidade de divulgar estas máquinas e o trabalho artístico dos ” Lomógrafos” ao redor do mundo. 

Existem vários modelos de máquinas lomográficas. Algumas tiram fotos redondas em 180 graus, outras têm flashes coloridos, e além disso, alguns modelos tiram de 4 a 8 frames numa mesma foto. O bom da lomografia é que você não precisa ser um fotógrafo profissional para mostrar a sua visão da realidade.

 

 

Fonte: Lomography Society International e Sociedade Lomográfica Brasileira

8 Responses to “Você já ouviu falar em lomografia?”

  1. […] você curte lomografia, essa limited edition da câmera Fisheye é um ótima […]

  2. Muito bom!. Não conheço a câmera, na minha mão, ainda, mas já quero. Como posso encontrar um modelo qualquer, em São Paulo?

    obrigado
    Ennio

  3. Tenho há já alguns anos uma câmara, de 4 lentes ( dispostas em quadrado ), mas não obtive resultados minimamente satisfatórios.
    O mecanismo de fazer avançar a película também não é fiável … e mais alguns detalhes, que fizeram com que eu nunca tenha utilizado a Lomo com mais interesse.
    Não sei se este é o lugar para solicitar informações para optimizar o uso, mas se for o caso, agradeço, desde já.

  4. José,

    em primeiro lugar gostaria de agradecer a visita, infelizmente não conheço a fundo todos os modelos de máquina lomo para poder tirar sua dúvida, mas quem sabe algum dos leitores tira sua dúvida.

    Abraço

    Olavo

  5. O resultado da lomo é tudo que eu quero para futuros experimentos fotogrÁficos, a s aturação de cores me interessa muito.
    Gostaria de obter maiores informações sobre essa modalidade da fotogrÁfia.

    Ouvi dizer que a Olympus trip 35 permite que seja realizada tal tecnica,tem fundamento esta afirmaçã?

    Obrigado.

    • Samuca,

      não sei te responder, pode ser que ela tenha um efeito que deixe as fotos como se fossem lomografia. Tenho um aplicativo no meu iPhone que faz isso. Mas acho que no caso de lomo, o legal é tirar com as máquinas originais mesmo. Porém, não conheço nenhum lugar que venda aqui no Brasil.

      Valeu a visita.

      Abraço

      Olavo

  6. Quanto à Lomo, continuo com as mesmas questões que tenho há anos … desde que tenho um dos modelos, que, como já referi, não me satisfaz, minimamente, dado que tenho preferido utilizar, sem os mesmos objectivos, uma Nikon, analógica, com alternativa de lentes, ou mais recentemente uma Sony, digital, que por mais que uma vez me fez sentir confortável, porque é só chegar a casa … transferir para o computador e ~~~ voilà … as fotos.
    Com isto, não quero dizer que prefiro a Sony … nem pensar, mas quero dizer que utilizo a Sony, sempre comigo, enquanto a Nikon é utilizada para quando me apetece “fazer fotos”.
    Não vou alongar-me em considerações quanto a este particular, porque sei que sabem do que estou a falar.
    ……….. Abraços … Lomográficos.

  7. Tenho algumas Lomos e acabei de comprar uma Holga no site http://www.toycamera.com.br chegou rápido e já comecei a usá-la. Sou fã de Lomografia.


Leave a Reply

